[AUDIUM.PT] > NOTÍCIAS > Som Profissional e Sistema de Evacuação por Voz da Bosch obtêm a certificação da norma EN 54

Som Profissional e Sistema de Evacuação por Voz da Bosch obtêm a certificação da norma EN 54

Ev Teleximage.jpg

 

Desde Abril de 2013, que várias séries dos altifalantes da Electro -Voice foram certificadas em conformidade com a norma EN 54-24 , que é a parte da norma europeia para alarme de voz em sistemas de detecção de incêndio e que se aplica especificamente aos altifalantes. Agora, com a certificação do seu sistema de evacuação e indicando que os seus equipamentos estão em conformidade com a norma EN 54-16, a Bosch ampliou ainda mais o seu portfólio de equipamentos certificados EN 54.

 

"Notamos uma tendência no mercado para avisos de incêndio combinados com sistemas de evacuação por voz", diz Oliver Sahm, Application Design Director da Bosch Security Systems."

Com a certificação do nosso sistema PROMATRIX DYNACORD 8000, que inclui componentes de som profissionais, como estando em conformidade com a norma EN 54-16, estamos oferecendo aos nossos clientes neste segmento de mercado, também, produtos testados e com a garantia de qualidade correspondente." Não só os produtos da Bosch, que provaram ao longo dos anos, estar em conformidade com as normas e directrizes de segurança relevantes, mas com esta certificação, a empresa também está consolidando a sua posição como um pioneiro no sistema de evacuação por voz. Oliver Sahm refere que "a Bosch é a primeira empresa no mundo a oferecer um sistema flexível e escalável, certificado pela norma EN, abrangendo sistemas de som profissional e componentes de sonorização comercial (public address) a partir de um único fabricante."

Os seguintes equipamentos de sistema de som profissional que obtiveram recentemente - como complemento ao sistema DYNACORD PROMATRIX 8000 – a certificação sem restrições de acordo com a norma EN 54-16 foram:

- O processador digital Electro-Voice NetMax N8000 e a matriz digital de áudio DYNACORD P64, incluindo as correspondente placas de rede CobraNet e Dante.

- Amplificadores multicanal Electro-Voice CPS e DYNACORD DSA, bem como o módulo de controlo remoto RCM- 810.

- Módulo de linhas de altifalantes LML -1 - Carga de medição para monitorização em tempo real das linhas de altifalantes de 100 volts.

Foi em Agosto 2013 que o primeiro projecto foi planeado e executado de acordo com as directrizes EN 54: o estádio Allianz Riviera em Nice, França. "Isto demonstra que, além do seu desempenho acústico excelente, as nossas soluções de reforço sonoro também reúnem os requisitos de segurança rigorosos estabelecidos nas normas europeias", diz Sahm. "Teve um papel-chave na nossa certificação de sucesso o nosso software IRIS -Net, que oferece uma plataforma unificada e diversas possibilidades de programação", acrescenta Tobias Pirtsch, Designer de aplicações e Suporte à instalação Técnica, líder do projecto e responsável pela obtenção da norma de certificação EN 54 para sistemas de som profissionais. "Um outro factor foi a experiência em projectos de instalação de sucesso em que o sistema de som profissional e de evacuação por voz já formavam uma solução integrada à muitos anos.

Para oferecer aos nossos clientes os detalhes necessários sobre esta certificação, estamos disponibilizando, no futuro, não apenas um documento de descrição funcional, mas também sessões de formação nas orientações da norma e correcta aplicação no desenho de sistemas."

"É principalmente o cliente que lucra com as nossas orientações sobre a norma EN 54" diz Sahm . "A certificação dá aos nossos clientes a segurança a longo prazo no planeamento e na implementação dos seus projectos, em toda a Europa. Além disso, é altamente conveniente para as empresas de instalação serem capazes de adquirir sistemas de som profissionais e comerciais certificados a partir de uma única fonte, e dá-lhes, ao mesmo tempo novas possibilidades para a implementação de projectos de reforço sonoro de alta qualidade sem comprometer os objectivos de segurança. Esses certificados são uma maior valia, sobretudo, para as modernas arenas multiusos: uma solução combinada que inclui sistemas de som profissionais e de evacuação por voz reduzindo custos e eliminando a necessidade de uma segunda instalação", destaca Pirtsch. " Graças à expansão do certificado do sistema de alarme por voz para incluir os sistemas de som profissionais, é agora possível em muitos casos, dispor de uma única instalação sem requerer uma autorização especial.

Saiba mais sobre as nossas soluções ...

Marque uma visita para conhecer melhor o sistema de audiovisual adequado ao seu projecto. [+]

Acompanha-nos no Facebook

I417-FACEBOOKXLOGO.JPG