[AUDIUM.PT] > PROJECTOS AUDIOVISUAIS > Som ambiente e Emergência Estádio de Aveiro

Som ambiente e Emergência Estádio de Aveiro



A Audium orgulha-se de ter fornecido e instalado, no Estádio de Aveiro, um sistema de elevada qualidade para amplificação, distribuição e reprodução de voz e/ou outros programas de áudio.

O sistema sonoro está estruturado com dois subsistemas:  
- O Sistema de Som da Arena ao nível das bancadas que possibilita a difusão de mensagens de voz em situações de evacuação de emergência, apelos, chamadas, informações gerais e difusão de musica para suporte aos eventos desportivos.

- O Sistema de Public Address que permite a difusão de musica ambiente, chamadas, avisos e mensagens de emergência para todas as zonas, tais como zonas dos jogadores, de serviços, publicas (acessos a bancadas, corredores, WC´s, halls, entradas, etc). Estes circuitos estão definidos em função da sua utilização e tipo, dividido por zonas, de modo a permitir a difusão geral de musica ambiente ou chamadas para uma zona especifica sem perturbar os conteúdos difundidos nas restantes.

O comando, gestão e monitorização do sistema está centralizado num posto de controlo principal que contem a central de processamento.
A central é controlada por uma matriz microprocessada do tipo DPM 4000 da Dynacord operada através de duas consolas; uma delas situada na central de segurança para utilização em situações de emergência por pessoal autorizado, para difusão de mensagens de evacuação e/ou apelos de prioridade máxima para todas, ou alguma zona especifica, do estádio.

O sistema é monitorizado por software de vigilância, diagnóstico e segurança do tipo NexSys da Crest Audio que permite visualizar em tempo real o correcto funcionamento da instalação, vigiar e corrigir níveis zona a zona do estádio, testar um a um, todos os circuitos de altifalantes em testes periódicos e sistematizados.

O sistema de processamento é efectuado a partir de um computador especifico do tipo Mediamatrix da Peavey que processa os sinais de origem, desmultiplicando-os para as diferentes zonas em forma digital e recolhe os sinais provenientes do ambiente das bancadas através de microfones Electro-Voice colocados na pala, tornando-se assim um sistema com capacidade autónoma para controlar o nível sonoro na arena em função do ruído ambiente. Esta central está equipada com uma fonte áudio do tipo leitor de CD´s múltiplo para som ambiente geral.

Existe ainda uma régie de animação que possibilita a difusão e locução dos eventos a realizar no recinto do jogo equipada com diversas fontes de sinal ligadas.
A central de processamento gera os sinais, destinados às zonas de Public Address e sonorização da Arena, que são distribuídos por 5 pontos distintos através de uma rede Ethernet dedicada por fibra óptica em anel redundante, terminada em cada um destes pontos por interfaces do tipo Mediamatrix CAB In ou Out que possibilitam a gestão e transmissão de áudio sobre protocolo Cobranet.

A arena é amplificada, a partir da pala, com equipamento Electro-Voice, composto por 24 conjuntos de altifalantes cada um deles constituído por: uma coluna de subgraves, uma corneta de grandes dimensões para cobertura do 1º anel da bancada e corneta menor para cobertura do 2º anel da bancada. A zona de camarotes Vip das bancadas é ainda reforçada com 4 cornetas de menores dimensão, bem como toda a zona de sombra entre o 1º e 2º Anel com altifalantes do tipo EVID da Electro-Voice.

Saiba mais sobre as nossas soluções ...

Marque uma visita para conhecer melhor o sistema de audiovisual adequado ao seu projecto. [+]

Acompanha-nos no Facebook

I417-FACEBOOKXLOGO.JPG