[AUDIUM.PT] > PROJECTOS AUDIOVISUAIS > Estudo Electroacústico e Projecto Audiovisual Pavilhão Multiusos

Estudo Electroacústico e Projecto Audiovisual Pavilhão Multiusos




Três anos antes do início da Expo"98, a Audium foi convidada a colaborar no projecto do Pavilhão Multiusos. Foi efectuado um estudo electroacústico da sala principal do pavilhão que obedecia a  uma série de premissas básicas, nomeadamente ser desenvolvido nas bandas de frequência que, no seu conjunto, determinavam a compreensão da voz, bem como obter uma uniformidade no nível sonoro directo e total, de modo a que as condições de audição fossem consistentes e regulares ao longo da sala.

Na qualidade de sub empreiteiro da Siemens, a Audium forneceu e instalou a totalidade dos equipamentos de sonorização das salas principal e auxiliar do Pavilhão Multiusos, destinados ao suporte sonoro de actividades desportivas, audiovisuais, conferências e para complemento de espectáculos musicais.

Habitualmente  nestes espaços, o sistema sonoro apropriado baseia-se  num cluster central, com scoreboards, complementado por alguns clusters satélites. Dois factos preponderantes levaram a Audium a pensar noutras opções :  - o facto deste Pavilhão ter uma zona de palco onde não há bancada e estar orientado do palco para a sala e não do centro - as premissas da arquitectura segundo as quais não era possível colocar altifalantes debaixo da clarabóia central, e que todos os altifalantes a colocar no tecto teriam de ficar acima da cota inferior das vigas.
A solução foi colocar um anel de altifalantes à volta do Pavilhão, encostado ao tecto, a mais de 30 metros de altura, a apontar para as bancadas. Cada um dos clusters tem colunas orientadas para a bancada superior e inferior. São quatro colunas em cada ponto, duas graves e duas médio-agudas, apontadas para ambas as bancadas.

O som tinha de estar estruturado tanto por anel, como por sectores de bancadas. Esta foi a solução encontrada pela Audium para evitar o estímulo desnecessário da reverberação da sala, assim como para separar o som por bancadas, evitando excitá-lo em situações de pouca audiência. O som que está nas bancadas pode ainda ser um complemento muito importante do espectáculo pela sua localização, força e proximidade das pessoas.

Na frente do palco foi instalado um sistema de som para suporte a projecções de vídeo, nomeadamente duas cornetas grandes. Para espectáculos musicais, que necessitam de níveis sonoros mais elevados, é necessária a utilização de um PA próprio.

O Pavilhão Multiusos está equipado com altifalantes e amplificadores Electro Voice, supressores de feedback, stage boxes activas e multipinos, consolas de mistura DDA. São no total 69 amplificadores, 70 colunas, 66 altifalantes de tecto, com uma potência de amplificação de 60 mil watts e SPL directo entre 105dB ± 2dB.

Saiba mais sobre as nossas soluções ...

Marque uma visita para conhecer melhor o sistema de audiovisual adequado ao seu projecto. [+]

Acompanha-nos no Facebook

I417-FACEBOOKXLOGO.JPG