[AUDIUM.PT] > PROJECTOS AUDIOVISUAIS > Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz

Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz





Em 2002, a Audium, na qualidade de sub-empreiteira da Siemens, forneceu e instalou no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (C.A.E.F.) a totalidade dos equipamentos de sonorização, iluminação e vídeo de espectáculo. O projecto balizou-se em três conceitos básicos: Racionalização de meios, Integração de Sistemas e Adequação dos equipamentos.

O C.A.E.F. é constituído por um Grande Auditório para os grandes espectáculos, um Pequeno Auditório destinado à projecção de cinema e actividades similares e ainda um Café Concerto que funciona como zona pública.

Foi instalado um sistema de STAGE MANAGEMENT ou DIRECÇÃO DE CENA no Grande Auditório que, para além de inovador, está dotado de um elevado nível tecnológico, permitindo, entre outras funções, o controlo total, a partir de diversos pontos, de um sistema integrado contendo diversos equipamentos de áudio e vídeo bem como o comando de outros periféricos que possam ser controlados remotamente (iluminação da sala, cortina motorizada, vídeo gravador, pre-amplificador de áudio e restantes fontes com possibilidade de comando remoto).

É um sistema de direcção cénica que integra os sistemas de comunicação técnica (Intercom), sistemas de luzes de deixas (Cue-lights), sistema de difusão de mensagens pré-gravadas e avisos para zonas de público e/ou camarins (Public Address), cronómetro digital com relógio incorporado, bem como controlo de câmaras, captação, gravação e difusão vídeo. Todas estas funcionalidades numa consola facilmente transportável e que pode ser ligada em diversos pontos do espaço cénico, ainda que a sua configuração base seja utilizada na respectiva mesa de direcção de cena.

O Controlo do sistema de Stage Management é realizado a partir de um ecrã de LCD sensível ao toque (touch screen) que está montado numa consola facilmente transportável. Para evitar o uso indevido deste sistema nomeadamente no decorrer do espectáculo, foi-lhe atribuída uma Password que, quando activada, não permite a alteração das configurações previamente estabelecidas.

Na mesa de Direcção de Cena é possível fazer a monição vídeo do espectáculo a partir dos 3 monitores de TV que aí se encontram, sendo cada um deles atribuído a cada uma das câmaras existentes no Grande Auditório (uma fixa e duas móveis) e um monitor adicional onde se pode observar o sinal que está a ser difundido para distribuição em circuito fechado através de televisores espalhados ao longo do edifício. Na entrada do Grande Auditório foram colocados dois monitores de TV, um de cada lado, para esse efeito.

O sistema de Stage Management possui dois modos de funcionamento: SHOW para espectáculo e WORK para ensaio. A principal diferença entre os dois reside no facto de, em modo SHOW, não ser possível alterar configurações, protegendo desta forma o utilizador e evitando que cometa erros durante as operações.

Uma Unidade Central de Controlo faz a interligação a um sofisticado sistema de processamento digital montado numa sala própria para o efeito, permitindo partilhar recursos entre os diversos sistemas, nomeadamente a amplificação entre o sistema de FOH e o sistema frontal de cinema do Auditório, bem como o encaminhamento e processamento de sinais do sistema de Stage Management e, por conseguinte, do sistema de Public Address.

O C.A.E.F. tem uma Sala de Amplificação, controlada pela Régie, onde está uma rack de monição (constituída por equalizadores, compressores, etc.) ligável a um máximo de oito colunas. Existem tomadas espalhadas por todo o auditório que permitem a ligação das colunas a esta sala.

O Sistema de F.O.H., para utilização em espectáculo, é constituído por um cluster esquerdo, um central (EVI) e um direito, assim como um SUB de cada lado. As principais vantagens do cluster central EVI residem no facto de este fazer uma cobertura rectangular, originando um som uniforme e evitando o feedback proveniente da zona de microfones.

O Sistema de Áudio de apoio ao Cinema é constituído por 5 colunas que são afectas ao ecrã de Cinema do Auditório. Estas colunas estão também preparadas para funcionar como colunas de monição em espectáculos.

Para informações mais detalhadas sobre este sistema inovador desenvolvido pelo Gabinete de Projectos da Audium SA não hesite em contactar-nos por email (audium@audium.pt) ou telefone (21 796 2012).

Saiba mais sobre as nossas soluções ...

Marque uma visita para conhecer melhor o sistema de audiovisual adequado ao seu projecto. [+]

Acompanha-nos no Facebook

I417-FACEBOOKXLOGO.JPG